“Clara, Uma Fotobiografia”: A Jornada Ímpar da Estrela Clara Nunes em Imagens e Ensaios

Read Time:1 Minute, 43 Second

Livro lança luz sobre a vida e a arte da inesquecível cantora da música popular brasileira.

A meteórica trajetória de Clara Nunes, mineira de Caetanópolis que se transformou em estrela de primeira grandeza da música popular brasileira, está retratada no livro “Clara, uma fotobiografia”. Parceria da Numa Editora com a Editora PUC-Rio, a edição será lançada no próximo sábado, dia 2 de março. 

O livro traz um completo registro iconográfico organizada por Julio Diniz (professor da PUC Rio e gestor cultural), que também assina um dos ensaios da edição. Além de Diniz, Rodrigo Alzuguir (pesquisador e especialista em música brasileira), Giovanna Dealtry (doutora em letras e autora de Clara Nunes – guerreira), Aza Njeri (doutora em Literaturas Africanas), Luiza Marcier (estilista e designer) e Rodrigo Faour (jornalista e historiador da música brasileira) são os autores dos ensaios de “Clara, uma fotobiografia”, que reúne ainda uma impressionante coleção de imagens de várias fases da cantora.

Há desde as fotos de Wilton Montenegro – célebre por haver retratado os maiores nomes de nossa música na segunda metade do século XX -, Thereza Eugênia e Ricardo Beliel, até imagens dos acervos do Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Estado de Minas, revistas Manchete e O Cruzeiro, Museu da Imagem e do Som (Coleções Nelson Motta e Jorge Murad) e Instituto Moreira Sales (Coleção José Ramos Tinhorão), em um amplo arco visual.

Este é um tributo a uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira. Optamos por uma fotobiografia de Clara Nunes, já que vários pesquisadores, escritores, jornalistas e apaixonados por essa tecelã da voz se debruçaram ao longo dos anos sobre a vida e a obra de Clara, publicando ensaios, reportagens e obras de referência. As fotos que selecionamos são acompanhadas por textos que ajudam a entender a trajetória de Clara, tanto biográfica quanto artística, suas opções estéticas, crenças e valores”, detalha Julio Diniz.

Além dos ensaios, artistas como Maria Bethânia, Marisa Monte, João Bosco e Dori Caymmi deram depoimentos ao livro, reforçando a importância de Clara Nunes para a música brasileira.

Foto: Wilton Montenegro

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Caso Zaira Cruz: PM acusado de estuprar e matar universitária vai a júri popular em Natal
Next post Influenciador preso em Fortaleza estuprou ao menos 7 vítimas, entre elas mãe e filha