PF Investiga Possível Omissão de Comandantes Militares em Tentativa de Golpe: Relatório aponta indícios de inação do comandante do Exército e da Aeronáutica

Read Time:1 Minute, 12 Second

Operação Tempus Veritatis revela preocupações sobre possível omissão dos comandantes do Exército e da Aeronáutica em relação à tentativa de golpe articulado no governo Bolsonaro.

O relatório que fundamentou a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), trouxe à tona a necessidade de investigar se o comandante do Exército, Freire Gomes, e o da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Junior, foram omissos diante da tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

A investigação se desdobra a partir do relato de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que apontou a sinalização de adesão ao eventual golpe por parte do comandante da Marinha, Almir Garnier, único dos três comandantes alvo direto da operação. Contudo, a PF sugere que a postura de Baptista Junior e de Freire Gomes pode indicar omissão.

O documento, obtido pelo blog da Andréia Sadi, destaca: “Os elementos colhidos, até o presente momento, indicam que teriam resistido às investidas do grupo golpista. No entanto, considerando a posição de agentes garantidores, é necessário avançar na investigação para apurar uma possível conduta omissiva por omissão pelo fato de terem tomado ciência dos atos que estavam sendo praticados para subverter o regime democrático e mesmo assim, na condição de comandantes do Exército e da Aeronáutica, quedaram-se inertes“.

A Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro, visa apurar uma tentativa de golpe articulada dentro do governo Bolsonaro, envolvendo 16 militares como alvos da investigação.

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post PL Planeja Protocolo para Impedir Comunicação entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
Next post INSS Almeja Reduzir Prazo de Concessão de Aposentadoria para 30 Dias até 2024