
Inviável HC impetrado em favor de acusados do homicídio de jornalista no MA
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus (HC) 124346, em que a defesa de José de Alencar Miranda Carvalho e Gláucio Alencar Pontes Carvalho – pai e filho, que irão a júri popular acusados de serem os mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá – pediam para que ambos aguardassem o julgamento em liberdade.
O jornalista responsável pelo “Blog do Décio” foi assassinado a tiros em abril de 2012, quando estava num bar da Avenida Litorânea, na orla marítima de São Luís (MA). No HC, a defesa dos dois acusados alegava que a custódia de ambos seria ilegal por uma série de motivos, entre eles a suposta inércia dos órgãos acusatórios, o cabimento de medida restritiva diversa e o longo tempo de custódia, “inclusive em desfavor de um idoso”.
Ao rejeitar o HC, o ministro Fux afirmou que a decisão do Superior Tribunal de Justiça que determinou a baixa dos autos de recurso ordinário em habeas corpus ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), para colher contrarrazões do Ministério Público estadual, não evidência constrangimento ilegal. “Inexiste coação ilegal por eventual demora do recurso no STJ, porquanto a própria parte afirma ser o TJ-MA o responsável por tal retardamento”, ressaltou.
O ministro destacou ainda que “não tendo o Superior Tribunal de Justiça examinado as extensas razões da impetração, a análise no STF constitui indevida supressão de instância e, via de consequência, afronta às rígidas normas constitucionais definidoras da competência dos tribunais superiores”.
Mais Notícias
O Que Esperar da Próxima Temporada da Fórmula 1?
A cada nova temporada, a Fórmula 1 passa por mudanças que podem redefinir o equilíbrio entre as equipes. O regulamento...
Pare de desperdiçar dinheiro! O que encarece (ou barateia) sua taxa de condomínio
A gestão eficiente dos condomínios no Brasil ganha cada vez mais relevância diante do aumento das despesas condominiais e da...
O empresário Justo Dantas confirma presença em Livro Disruptivo
O empresário Justo Dantas, um dos nomes mais inovadores do cenário empreendedor brasileiro, acaba de confirmar sua participação como coautor do livro “Disruptivo”, uma obra que reúne 25 líderes que transformaram mercados com ideias visionárias. O lançamento está previsto para setembro de 2025, em Balneário Camboriú, e promete ser um dos marcos literários do ano para quem busca inovação, liderança e estratégias disruptivas.
Filme O Grtio teria sido produzido a pedido do PCC diz DHPP
Emílio Carlos Gongorra Castilho, 41, conhecido como Cigarreiro, apontado como mandante da morte de Antônio Vinícius Gritzbach, 38, teria desembolsado...
A transformação silenciosa que pode definir o futuro dos bancos
Um dos principais desafios enfrentados por bancos tradicionais está na rigidez hierárquica e nos processos burocráticos. Essas estruturas limitam a capacidade de inovação e a rapidez na resposta às mudanças do mercado financeiro, especialmente quando comparadas às fintechs, que operam de forma mais ágil. A falta de integração entre áreas gera silos organizacionais, aumentando custos operacionais e prejudicando a visão unificada do cliente.
Mariana Molina Brilha em Beleza Fatal: Atriz Interpreta Mariana na Novela da Max
A atriz Mariana Molina vem conquistando o público com sua interpretação marcante na novela Beleza Fatal, produção original da Max....
Average Rating