Prédio de cinco andares não tem alvará de construção; integrantes do terreiro temem que prédio caia
O Terreiro da Casa Branca, localizado em Salvador, teme o desabamento de um prédio irregular. De acordo com o Ministério Público, em entrevista à TV Bahia, o proprietário do imóvel é um policial militar. O local foi interditado na quarta-feira (29), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).
O terreiro foi fundado em 1860 por um grupo de sacerdotisas africanas nagôs, e é o mais antigo do Brasil. Em 1984 ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), como o primeiro centro religioso não católico a ser reconhecido como patrimônio nacional pelo Ministério da Cultura.
Segundo os integrantes do terreiro, o prédio vem sendo construído ao lado do templo há anos. No entanto, com medo do desabamento, eles acionaram o Ministério Público da Bahia que, depois de audiência e inspeções, encontraram irregularidades na obra, que já havia sido embargada em 2022.
“Realmente há irregularidade flagrante e uma situação de risco na obra, uma vez que ela não tem alvará de construção, nem projeto arquitetônico e nem estrutural”, explicou a promotora responsável pelo caso, Hortência Pinho.
Ainda segundo o MP-BA, caso a obra não seja regularizada, podem haver consequências como a demolição. O órgão informou que o proprietário do prédio prestou depoimento em 2022 e disse que deseja regularizar a construção.
O MP-BA não informou o nome do PM, nem o prazo que ele tem para regulamentar a construção.

Mais Notícias
Jovem brasileiro morre esfaqueado em metrô no Canadá
Mãe do jovem revelou ter se mudado em busca de mais segurança para os filhosUm jovem brasileiro foi morto esfaqueado...
Cobra morre engasgada ao tentar comer cachorro
Bento Gonçalves, de 75 anos, passou dias procurando pelo animal, que estava desaparecido, e acabou encontrando-o na boca da cobraUma...
Corpo de homem é encontrado boiando próximo à orla no Meireles, em Fortaleza
A Polícia Civil apura as circunstâncias de uma morte suspeitaO corpo de um homem foi encontrado boiando a cerca de...
Medo, retorno à ‘vida remota’ e incertezas: cearenses no RN contam rotina após 10 dias de ataques
A onda de violência já registra mais de 300 ações criminosas orquestradas por uma facção em, pelo menos, 56 cidades...
Polícia Civil na Bahia investiga execução de empresário em Feira de Santana
Marcos Marinho foi atingido por disparos enquanto estava em frente a um restauranteMarcos Edilho Pereira Marinho, de 39 anos, foi...
Óleo & gás: Operadores independentes impactam vida de milhares no Nordeste
O ano era 2016 e eu, então Presidente da ABPIP (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás), ao...
Average Rating