
Céu Albuquerque e Clodoaldo Magalhães Propõem Lei para Informação sobre Bebês Intersexos
Projeto visa distribuição de cartilhas em maternidades para orientar famílias sobre cuidados e direitos.
A pré-candidata a vereadora do Recife pelo Partido Verde, Céu Albuquerque, em parceria com o deputado federal Clodoaldo Magalhães, apresentou um projeto de lei que visa instituir a distribuição obrigatória de cartilhas informativas sobre bebês intersexos em todas as maternidades públicas e privadas do país.
“O objetivo é garantir que pais, mães ou responsáveis por recém-nascidos intersexos recebam informações claras desde o momento do nascimento, promovendo o respeito aos direitos humanos e o bem-estar dessas crianças e suas famílias. Isso evitará que profissionais de saúde mal informados causem desconforto e desinformação durante o processo pós-parto“, explicou Céu Albuquerque.
A intersexualidade, uma condição natural que abrange variações nas características sexuais não conformes com os padrões típicos de masculino ou feminino, frequentemente pega pais de surpresa, deixando-os desinformados e em busca de orientações adequadas. Por isso, a iniciativa propõe a elaboração de cartilhas que explicitem o significado de intersexo, os direitos das crianças intersexo e suas famílias, orientações sobre cuidados de saúde iniciais, além de informações sobre apoio e grupos de acolhimento.
Em parceria com associações de defesa dos direitos intersexuais, profissionais de saúde especializados e representantes da comunidade intersexo, as cartilhas serão desenvolvidas com o intuito de assegurar precisão, respeito e utilidade das informações fornecidas. A entrega desses materiais no momento da alta hospitalar é crucial para equipar as famílias com recursos valiosos desde o início da jornada do bebê, contribuindo para reduzir desinformação e estigma relacionados à intersexualidade.
“Acreditamos que informação é poder. Ao fornecer essas cartilhas informativas, estamos dando um passo importante rumo à conscientização e à proteção dos direitos das pessoas intersexo desde o nascimento“, afirmou o deputado Clodoaldo Magalhães.
O projeto de lei segue agora para tramitação na Câmara dos Deputados, onde será analisado pelas comissões competentes, antes de ser votado no plenário.
Mais Notícias
Abril Verde alerta para alta de afastamentos por transtornos mentais
"Segurança no trabalho também é emocional", destaca terapeuta Mario LopesO mês de abril é marcado pela campanha Abril Verde, que...
Anvisa passa a exigir retenção de receita para Ozempic e medicamentos similares
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quarta-feira (16) uma nova medida que impacta diretamente quem faz uso...
É crescente a busca pelo BPC-LOA para autistas no Brasil
Muitas famílias vivenciam a dificuldade e frustração de ter um direito importante negado pela justiça e um dos casos bastante...
Varizes em mulheres: mais de 45% são afetadas no Brasil — como prevenir em cada fase da vida?
Oscilação hormonal e estilo de vida estão entre os principais fatores que contribuem para o problema vascular mais comum entre...
Ultrafarma realiza “Dia do Medicamento Genérico Mais Barato” com descontos de até 98% nesta quinta-feira (20)
Empresa anuncia ofertas especiais e alerta para os clientes aproveitarem antes do aumento de preços em abril
Ultrafarma realiza mais um “Dia do Medicamento Genérico Mais Barato” nesta quinta-feira (20)
Campanha acontece todo mês com descontos garantidos de até 98% em todos os remédios genéricos
Average Rating