
PF prende empresário membros da alta cúpula de comércio ilegal de ouro em Manaus
A Polícia Federal confirmou a prisão de Brubeyk do Nascimento, dono da empresa Bamc Laboratório de Análises de Solos e Minérios, e detalhou como funcionava o esquema de contrabando de ouro ilegal no Amazonas, que envolve várias empresas dos ramos alimentício, minério, transporte e outros.
Segundo Domingos Sávio, chefe regional da PF, o esquema era comandado por um austríaco naturalizado brasileiro. Junto com as empresas suspeitas, eles formam a maior cúpula criminosa de envio de ouro para a Europa.
O delegado Vinicius de Paula, explica que os envolvidos usavam uma empresa identificada como “Bank” para cometer fraudes e realizar o envio do minério.
Eles declaravam em documentos que o ouro havia sido retirado de um garimpo legalizado, mas na verdade faziam a extração de terras indígenas.
“Este grupo criminoso, por meio da empresa Bamc, estruturada em lavagem de dinheiro, retiraram o ouro do território nacional, sobretudo de terras indígenas, o que aumenta a gravidade do fato (…) Eles declaram que extraem o ouro de uma permissão de lavra garimpeira, que por meio de georreferenciamento e aplicativos da PF, vimos que aquele local não tem nenhuma extração, ele declara que tira dali, mas não há extração ali”, destaca o delegado.
Por meio de perícia, a PF confirmou que grande parte do ouro vem do Pará e era enviada para fora do país sem autorização do Banco Central.
O esquema rendeu ao austríaco, identificado como Werner Rydl, um patrimônio declarado na Receita Federal de R$ 20 bilhões em barras de ouro.
“É necessário informar a existência de esquemas de esquentamento de ouro através de um imposto de renda de um indivíduo chamado Werner Rydl. Ele utiliza esse patrimônio, que supostamente adquiriu ao longo de muitos anos, para fazer a venda de ouro para o alvo principal”, diz o delegado Adriano Sombra.
A investigação sobre o caso iniciou ainda em 2020 e somente agora conseguiu chegar na alta cúpula do esquema.
Além de Brubeyk, outro homem também foi preso e uma outra prisão em flagrante está sendo analisada e os delegados acreditam que possam acontecer outras detenções ao longo do dia, uma vez que os policiais ainda estão em campo.
Mais Notícias
Assédio moral e misoginia: o relato de Carolina Ragazzi, ex-vice-presidente do Goldman Sachs
A executiva Carolina Ragazzi, de 37 anos, resolveu romper o silêncio sobre um problema que afeta milhares de mulheres ao...
Publique Sua Obra: uma nova forma de publicar livros sem custos ou burocracia
Conheça o projeto idealizado por Carol Diaz, que permite a autores publicarem suas obras de maneira simples, sem taxas iniciais...
Velocidade e Dor: Jovens de 18 Anos Morrem Atropeladas em Faixa de Pedestres
São Caetano do Sul, SP – A cidade amanheceu em luto nesta quinta-feira (10), após um grave atropelamento ceifar a...
Combate ao Bullying na Escola: Construindo um ambiente saudável para todos
O bullying, infelizmente, não é um fenômeno recente. Ao longo da história, sempre foi uma prática comum em ambientes escolares,...
Levantamento aponta Nova Campinas como bairro mais valorizado da metrópole
À frente da Região Metropolitana de São Paulo, Grande ABC e de outras localidades paulistas economicamente importantes, Campinas registrou em...
SOLUTIO anuncia certificação da plataforma TOTAL COMPLIANCE na SAP Store
A SOLUTIO, primeira TaxTech SAP do Brasil, anuncia que a plataforma TOTAL COMPLIANCE recebeu certificação oficial na SAP Store, marketplace global...
Average Rating