Os condutores credenciados reclamam que trabalhadores não-credenciados para trabalhar no aeroporto lotam o local e abordam clientes de ‘maneiras indevidas’.
Vídeos de brigas no Aeroporto Internacional de Fortaleza têm sido compartilhados com frequência. De um lado, taxistas credenciados; do outro, taxistas não credenciados e motoristas de aplicativo. Em disputa, os passageiros que saem dos voos e desejam se deslocar pela capital cearense.
As imagens feitas por testemunhas mostram diferentes homens se agredindo fisicamente no meio de malas, carros e passageiros — que ficam assustados com a situação.
O presidente do Sinditaxi, Francisco Moura, comentou os vídeos das brigas, e pediu que as autoridades responsáveis tomem providências e cobrem da Fraport as medidas necessárias. “Hoje, o aeroporto internacional de Fortaleza está um caos. O saguão está uma verdadeira feira livre”, reclamou.
“A Fraport é responsável por isso, porque ela tem obrigação de manter o zelo e bom andamento do aeroporto, do embarque e desembarque, de toda a parte do aeroporto. Ela não pode permitir que o saguão vire uma feira livre”, declarou o presidente do sindicato.
“A Fraport é responsável por isso, porque ela tem obrigação de manter o zelo e bom andamento do aeroporto, do embarque e desembarque, de toda a parte do aeroporto. Ela não pode permitir que o saguão vire uma feira livre”, declarou o presidente do sindicato.
“O que ocasiona a confusão é a desorganização. Por exemplo, se eu sou taxista credenciado para trabalhar aqui, pago e pago caro, eu quero ter direito de explorar o serviço. Aí vem alguém que não é credenciado nem na prefeitura, nem no aeroporto, nem na Fraport, e quer tomar o serviço que, na lei, eu tenho o direito de fazer. Isso acaba estressando e, infelizmente, alguns acabam indo a vias de fato”, lamentou o representante da categoria.
O que dizem os órgãos
A Fraport, que gerencia o aeroporto de Fortaleza, disse que tem contrato com cooperativas de táxi, de ônibus e vans de turismo, além de transporte público e convênio com empresa de aplicativo. Disse também que a fiscalização é de responsabilidade é da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A AMC disse que só está autorizada a fiscalizar os casos que envolvem desrespeito ao uso de vagas reservadas em estacionamento, como vagas para idosos e pessoas com deficiência. O trabalho é feito com equipes em rotas volantes.
A Etufor disse que faz a fiscalização do transporte clandestino no aeroporto de Fortaleza a partir das vias de acesso, desde a instalação das cancelas no local.
‘Estratégias’ para pegar clientes
Segundo os taxistas das cooperativas, são várias as estratégias utilizadas pelos outros motoristas para não pagarem estacionamento aqui e assim terem tempo livre para as abordagens. Uma delas é estacionar o carro fora do aeroporto e depois ir a pé até o saguão, em seguida levar os passageiros.
A outra estratégia é o motorista de carro pegar uma carona ilegal com outro veículo que está passando na cancela do estacionamento, tanto na entrada como na saída.

Mais Notícias
IML aguarda documentação para liberar corpo de alagoana encontrada morta em rodovia em São Paulo
Expectativa da família de Ana Luiza Pantaleão é de que o corpo seja trazido para Alagoas ainda esta semana. Jovem...
Marcos Braz, de empresário a vice do Flamengo e vereador: saiba mais sobre o dirigente que brigou com torcedor em shopping
Sexto mais votado nas eleições de 2020, emendou uma sequência de títulos no Rubro-Negro ao voltar ao clube, um ano...
Homem apontado como líder de furto milionário ao Banco Central de Fortaleza é preso no interior de SP
Crime ocorreu em 2005 e é considerado um dos maiores assaltos da história do país. Suspeito foi condenado a 29...
Nove detentos fogem de prisão durante trabalho na área de externa de presídio no Ceará
É a segunda fuga em presídios de Pacatuba em menos de 48 horas.Nove detentos fugiram da Unidade Prisional de Ensino,...
Técnico em meio ambiente é flagrado chutando cachorra em rua no Ceará
Nas redes sociais, o homem afirmou que chutou a cachorra para proteger sua filha pequena, que estava no portão, dentro...
Policial militar de Pernambuco é preso em Natal após atirar durante confusão entre torcidas organizadas de ABC e Sport
Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (15) no entorno do estádio Frasqueirão, em Ponta Negra. Em outra ocorrência, torcedor foi...
Average Rating