quinta-feira, dezembro 1, 2022
Início Nordeste Hoje Sem casos de Covid-19, prefeitura de Porto Alegre do PI prorroga isolamento...

Sem casos de Covid-19, prefeitura de Porto Alegre do PI prorroga isolamento até o dia 15 de julho


Pessoas que queiram entrar na cidade devem responder um questionário informando de qual cidade vem, se teve contato com algum infectado e passar outras informações. Barreiras sanitárias em Porto Alegre do Piauí
Reprodução /Instagram
Com três mil habitantes, Porto Alegre do Piauí é um dos 22 municípios que não apresenta casos confirmados de Covid-19 no estado. Mas, mesmo assim, o prefeito Márcio Neiva (MDB) anunciou, em entrevista à TV Clube, que irá prorrogar o isolamento social até o dia 15 de julho.
O gestor destacou medidas adotadas para evitar a chegada no coronavírus na cidade como a instalação de barreiras sanitárias fixas.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
A prorrogação do isolamento social foi decidida durante uma reunião nesta segunda-feira (29) entre integrantes do comitê de crise, responsável pelas ações de combate à pandemia da Covid-19.
“Tivemos hoje pela manhã uma reunião do comitê de crise, a sexta reunião, e estamos prorrogando nosso decreto de isolamento social, acompanhando todos os parâmetros do Governo do Estado, para prorrogarmos até o dia 15 de julho”, afirmou.
Dentre as medidas adotadas para barrar o novo coronavírus, o prefeito Márcio Neiva falou sobre a instalação de barreiras sanitárias fixas. As pessoas que queiram ingressar em Porto Alegre do Piauí devem responder um questionário informando de qual cidade está vindo, se teve contato com alguma pessoa infectada e outras informações.
“Desde o dia 23 de março, iniciamos um trabalho de barreiras sanitárias nas entradas do município, que são barreiras fixas onde todas as pessoas que chegam são feitas um questionamento, ela responde um questionário da origem, de onde ela esteve contato, também medimos a temperatura”, afirmou.
Infectologista alerta para abertura do comércio e diz que Piauí precisa de lockdown
Além disso, caso a pessoa tenha vindo de uma cidade com muitos casos de Covid-19, ela é orientada a assinar um termo de responsabilidade e cumprir a quarentena de 14 dias.
“Caso essa pessoa venha de um município que tenha muitos casos, essa pessoa assina um termo de responsabilidade, fazendo um isolamento, onde uma equipe da saúde visita diariamente para aferir a temperatura, avaliar o estado de saúde, durante 14 dias”, explicou o prefeito.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text

- Advertisment -

Ultimas noticias