sexta-feira, dezembro 2, 2022
Início Nordeste Hoje Polícia interrompe treinamento de motocross com mais de 20 pessoas no...

Polícia interrompe treinamento de motocross com mais de 20 pessoas no Sul do Piauí


A PM não conseguiu lavrar o TCO e nem a prefeitura de Cristalândia aplicou a multa, pois o organizador do evento não foi identificado. Entretanto, foram feitas advertências. PM interrompe treinamento de motocross em Cristalândia, no Sul do Piauí
Divulgação /PM-PI
A Polícia Militar interrompeu um treinamento de motocross na tarde de sábado (27) na zona rural de Cristalândia, município que fica no Sul do Piauí. Na prática, havia uma aglomeração de mais de 20 pessoas, sendo que muitas delas eram de outras cidades e não utilizavam máscaras, o que vai contra os decretos do Governo do Estado e da prefeitura municipal para conter a disseminação do coronavírus.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
A corporação recebeu uma denúncia de que estaria acontecendo um rally na localidade Tamanduá, zona rural de Cristalândia. A PM, juntamente com a Vigilância Sanitária, foi até o local para averiguar a informação.
Ao chegarem ao local, segundo a soldado Milane Silva, muitas pessoas fugiram do espaço. Mas foi possível flagrar a aglomeração e verificar que muitas delas estavam fazendo uso de bebida alcoólica.
“Ao chegarmos ao local, constatamos a denúncia. Porém, não se tratava de um rally, mas sim da prática de motocross. Segundo eles, era um treinamento. Mas haviam muitas pessoas no local e algumas delas estavam fazendo uso de bebida alcoólica. Antes da equipe desembarcar da viatura, muitas saíram do espaço, porém, tivemos contato com pelo menos 20 pessoas”, afirmou.
A localidade é conhecida pela realização de rallys. Entretanto, os praticantes de motocross informaram que não havia um organizador do evento, pois não era uma competição. Desse modo, a polícia não conseguiu lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Apenas realizou advertências.
PM realizou advertências aos participantes do treinamento e ao público
Divulgação /PM-PI
“A prática estava acontecendo em uma área pública, mas sem o consentimento da prefeitura. Esse espaço já foi cedido para essa prática de espaço, porém em outros anos. Então, não conseguimos localizar o organizador do evento, por esse motivo, a prefeitura não conseguiu aplicar a multa e não conseguimos lavrar o TCO. Mas foram feitas as advertências”, contou a soldado.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text

- Advertisment -

Ultimas noticias