quinta-feira, dezembro 1, 2022
Início Nordeste Hoje IJF, em Fortaleza, recebe câmera térmica para identificação de casos suspeitos de...

IJF, em Fortaleza, recebe câmera térmica para identificação de casos suspeitos de Covid-19


O equipamento servirá como indicativo para a orientação dos profissionais e também para o controle da entrada de parentes dos pacientes internados nas alas traumatológicas. IJF recebe câmera térmica para identificação de casos suspeitos de Covid-19.
Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Uma câmera de monitoramento térmico foi instalada pela Prefeitura de Fortaleza no Instituto Doutor José Frota (IJF), na capital cearense, nesta quinta-feira (25), para a identificação de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. A câmera foi instalada no acesso dos profissionais e acompanhantes ao Bloco Hospitalar.
O número de casos de infecção pelo novo coronavírus chegou a 104.422 no Ceará. Já são 5.920 pessoas que perderam a vida em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Nesta quinta-feira (25), todos os 184 municípios passaram a apresentar casos da doença.
Segundo a prefeitura, o equipamento servirá como indicativo para a orientação dos profissionais e também para o controle da entrada de parentes dos pacientes internados nas alas traumatológicas.
“A câmera vai ser uma ferramenta muito importante, pois, com ela, vamos identificar as pessoas que estão entrando no hospital com temperatura acima de 37,5°C e, nesses casos, iremos encaminhá-las para casa, além de indicarmos que procurem um posto de saúde mais próximo para verificar sua situação”, explicou Riane Azevedo, superintendente do IJF.
Se for constato no sistema uma temperatura corpórea acima de 37,5°C, caracterizando um quadro febril, o usuário será orientado a voltar para casa e buscar a unidade básica de saúde mais próxima, para acompanhamento dos sintomas. Já o funcionário do hospital será encaminhado ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do IJF.
Tratamento de Covid no IJF
O Instituto Doutor José Frota (IJF) conta com 150 leitos em áreas especiais para vítimas de complicações graves causadas pela Covid-19, sendo 100 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), todos equipados com ventiladores mecânicos, monitores, bombas de infusão para medicações e sistemas modernos de hemodiálise.
Mais de 500 famílias já foram acolhidas e atendidas pelas equipes multiprofissionais do hospital, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, assistentes sociais, psicólogos e outras especialidades.
Mesmo durante os meses de pandemia, a Emergência do hospital seguiu acolhendo as vítimas de quedas, ocorrências de trânsito, queimaduras e intoxicações agudas, da capital e de outros municípios. Apenas no último mês de maio, 3.730 novos pacientes deram entrada no IJF. Mesmo alto, o registro foi 45% menor que o do mesmo período do ano passado.
Covid-19 no Ceará
Fortaleza lidera o número de casos e óbitos da Covid-19 no Estado, com 34.580 diagnósticos positivos. A capital já registrou 3.235 mortes pela doença. Desde o fim de maio, no entanto, a doença está crescendo mais no interior do Ceará. Segundo levantamento de 21 junho, apenas um em cada três casos confirmados é registrado em Fortaleza.

- Advertisment -

Ultimas noticias