quinta-feira, dezembro 1, 2022
Início Mundo EUA estão em negociações com rebeldes no Iêmen

EUA estão em negociações com rebeldes no Iêmen

Os Estados Unidos estão negociando com os rebeldes xiitas huthis no Iêmen, visando a uma solução para a guerra neste país, informou nesta quinta-feira David Schenker, secretário de Estado assistente para o Oriente Médio.

É a primeira vez que um oficial americano menciona publicamente que estão ocorrendo conversações entre o governo do presidente Donald Trump e os rebeldes huthis do Iêmen, que controlam a capital Sanaa e grandes áreas do norte do país.

“Estamos em negociações, na medida do possível, com os huthis para tentar encontrar uma solução negociada mutuamente para o conflito”, disse David Schenker a repórteres.

“Nós nos concentramos nos esforços para acabar com a guerra no Iêmen”, disse o diplomata em entrevista coletiva na base aérea de Al Jarj, ao sul de Riad.

“Trabalhamos com o enviado da ONU no Iêmen, Martin Griffiths, e estamos em contato próximo com nossos parceiros sauditas”, acrescentou.

A Arábia Saudita lidera uma coalizão que interveio militarmente no Iêmen desde março de 2015 contra os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã.

O Wall Street Journal informou na quarta-feira que os Estados Unidos estavam se preparando para iniciar negociações diretas com os huthis.

- Advertisment -

Ultimas noticias