quinta-feira, dezembro 1, 2022
Início Nordeste Hoje Coronavírus: ônibus de transporte público de João Pessoa retornam 6 de julho,...

Coronavírus: ônibus de transporte público de João Pessoa retornam 6 de julho, anuncia prefeito


Cartaxo anunciou 2ª fase do plano de flexibilização nesta sexta-feira (26). Além do retorno dos ônibus, voltam escritórios de advocacia e contabilidade, e lojas de material de construção. Luciano Cartaxo (PV) anunciou início da 2ª fase do plano de flexibilização das atividades em João Pessoa
Divulgação/Secom-JP
A circulação dos ônibus de transporte público de João Pessoa vai ser retomada no dia 6 de julho. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo (PV), durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (26).
Ele explicou que o retorno não acontece na segunda-feira (29) porque vai ser usado os próximo dias para higienizar os terminais e pontos, além de testar e vacinar para gripe comum motoristas e cobradores. O protocolo específico para retorno dos ônibus, informando o tamanho da frota e o percentual de lotação de cada veículo vai ser divulgado antes do dia 6 de julho.
Luciano Cartaxo explicou que vai ser iniciada a segunda fase do plano de flexibilização a partir do dia 29 de junho com outras liberações. Nesta fase vão ser liberados, já na segunda-feira (29), o trabalho presencial de profissionais liberais, como advogados e contadores; o atendimento presencial das lojas de material de construção; e por fim, as atividades para atletas profissionais, incluindo aí o futebol profissional.
O prefeito explicou que o retorno atendeu a três estatísticas favoráveis. A primeira delas foi a queda da média de mortes diárias de 10 para menos de 5 em João Pessoa; a segunda é a queda de ocupação dos leitos de 76% para 73% na capital paraibana; e a última foi a redução da pressão da rede hospitalar da capital, nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), com o trabalho potencializado na atenção básica.
“São decisões duras, difíceis, é preciso fazer com muito critério. Seria maravilhoso falar que vamos abrir tudo, vamos voltar para as ruas. Essas são decisões que levam a um caminho mais simples, mais fácil, que gestores seguem, mas a gente está falando de salvar vidas humanas, por isso temos que fazer tudo com muito zelo”, comentou Cartaxo.
Atividades que voltam na segunda-feira, 29 de junho
Atendimento presencial em escritórios de profissionais liberais (advogados, contadores, etc) respeitando as normas de prevenção à Covid-19
Atendimento presencial em lojas de material de construção respeitando normas de prevenção à Covid-19
Retorno das atividades para atletas profissionais, incluindo aí o futebol profissional.
Atividade que volta na segunda-feira, 6 de julho
Circulação dos ônibus de transporte público de João Pessoa respeitando normas de prevenção à Covid-19
Ainda de acordo com o prefeito de João Pessoa, além de atender a um estímulo favorável considerando o recuo das estatísticas, a decisão para retorno dos ônibus também levou em consideração a análise de sanitaristas e epidemiologistas.
“Vamos vacinar todos os profissionais de ônibus, começar a higienização dos principais terminais de integração na nossa cidade, até os bairros, paradas de ônibus. Vamos fazer testes e verificar a temperatura, só vai poder andar nos ônibus de máscara”, explicou.

- Advertisment -

Ultimas noticias