Fogo atingiu Lar Paulo de Tarso, na Zona Sul da cidade, na madrugada desta sexta (14). Feridos estão internados em dois hospitais do Recife e um em Olinda.
Quatro pessoas morreram e 13 ficaram feridas em um incêndio no Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, na madrugada desta sexta (14). O abrigo acolhe crianças em situação de risco social encaminhadas por conselhos tutelares e pelo Juizado da Infância e Juventude (leia mais). Entre os mortos, estão três crianças e um adulto.
Vídeos mostram os bombeiros em ação para controlar o fogo, que começou por volta das 3h. Até a última atualização desta reportagem, não havia sido informado o que provocou o incêndio.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como fazer doações para abrigo que pegou fogo
Entretanto, o diretor do abrigo acredita que um curto-circuito foi o que causou o acidente. O abrigo funcionava com alvará dos bombeiros em dia, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Vítimas do incêndio
Margareth Silva morreu em incêndio em abrigo no Recife
17 vítimas, sendo 15 crianças e dois adultos;
Desse total, 4 pessoas morreram, sendo 3 crianças e 1 cuidadora;
Entre os feridos, 8 crianças foram levadas ao Hospital da Restauração, na capital, onde 6 continuam internados na UTI e 2 foram transferidas para o Hospital e Maternidade Brites e Albuquerque, em Olinda;
Outros 5 feridos, sendo 4 crianças (3 meninos e 1 menina) e 1 cuidadora do abrigo, recebem atendimento no Hospital de Areias, no Recife.
[ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) disse que havia 15 feridos, mas depois informou não ser possível contabilizar. Segundo a direção do Lar Paulo de Tarso, foram 17 vítimas no total, sendo 4 mortos e 13 feridos. Esta reportagem foi atualizada às 11h05.]
De acordo com o Samu, duas pessoas morreram no abrigo: um garoto de idade não informada e uma cuidadora identificada como Margareth da Silva, de 62 anos. Duas meninas, também de idade não revelada, morreram quando estavam sendo levadas para o hospital.
Os nomes dos outros mortos e feridos não tinham sido informados até a última atualização desta reportagem. No entanto, segundo a direção do abrigo, as vítimas têm entre 2 e 11 anos.
No HR, local que mais recebeu crianças, alguns pais foram até a emergência para procurar os filhos. Segundo informações da unidade, a maioria dos pacientes ainda não havia sido identificada.
Combate ao fogo
Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram os bombeiros atuando para controlar as chamas no Lar Paulo de Tarso, na Rua Jerônimo Heráclito (veja vídeo acima).
Onze equipes foram ao local para controlar as chamas. As chamas também chegaram a atingir uma casa vizinha, mas ninguém ficou ferido nessa residência. Nove viaturas do Samu também foram acionadas.
Por volta das 6h, a corporação informou que o fogo estava totalmente controlado. À TV Globo, o supervisor de Operações dos Bombeiros Lamartine Melo, afirmou que ao menos 15 crianças e duas cuidadoras foram retiradas do local.
“O fogo atingiu, principalmente, a sala e o terraço. Os quartos não foram atingidos pelo fogo, mas, sim, pela fumaça extremamente tóxica”, declarou.
Perícia
O Instituto de Criminalística (IC) esteve no Lar Paulo de Tarso. A perita criminal Magda Pedrosa informou que não foi possível fazer a perícia sobre as causas do incêndio. Segundo ela, o local ainda estava muito aquecido no início da manhã desta sexta.
Ela também disse que há uma preocupação com a estrutura do imóvel. Rachaduras podem surgir quando acontecer o esfriamento da estrutura.
“Então, é preciso aguardar algumas horas para realizar essa perícia. Fomos ao local apenas para periciar os corpos. A perícia do incêndio será realizada ainda hoje [sexta]”, afirmou.
Luto
Moradora do bairro há mais de 30 anos, Suellen mora na frente ao centro e contou à TV Globo o desespero dos moradores no momento do incêndio.
“Ouvi muita gritaria, eram umas 2h. O vizinho da frente arrombou e arrancou a grade. Terrível, sem palavras, foi muito feio”, disse Suelen.
Mais Notícias
Alemão que estuprou adolescente oferecia menores de idade a hóspedes de sua pousada no AM, aponta investigação
'Ele tinha uma embarcação privada, só para esse transporte', contou a delegada. Vítima relatou ao Fantástico quando começou a ser...
Mulher diz ter sido raptada há 30 anos e pede ajuda nas redes sociais para encontrar família no Piauí
Segundo Cleidiane de Siqueira, sua família é de Parnaíba, Litoral do Piauí.A auxiliar de serviços gerais Cleidiane de Siqueira, de...
Homem morre após ser atropelado por trem do Metrô do Recife ao caminhar nos trilhos
Atropelamento aconteceu na Linha Sul, entre as estações Imbiribeira e Antônio Falcão, na tarde do domingo (21). Vítima morreu no...
Homem morre após carro capotar e cair em ribanceira na PRC-487, em Cândido de Abreu
Vítima de 34 anos perdeu controle da direção e caiu em uma ribanceira às margens da rodovia, segundo a PRE.Um...
Criticado por usar fóssil ‘roubado’ do Brasil, estudo na Alemanha diz que dinossauro nordestino era caçador ágil
Comunidade internacional e cientistas brasileiros criticaram estudo com peça contrabandeada. Pesquisador alemão reconhece problema com origem do fóssil, mas diz...
Softbird: a empresa unicórnio que movimenta milhões de reais todos os meses
A Softbird é uma fintech inovadora criada por Adler Lopes, um jovem programador e empresário que viu a oportunidade de...
Average Rating